Powered By Blogger

Flora

A África do Sul ocupa a sexta posição na lista dos dezessete países megadiversos do mundo, com mais de 20 mil plantas diferentes, ou cerca de 10% de todas as espécies de plantas conhecidas na Terra, tornando-se particularmente rica em biodiversidade vegetal. O bioma predominante na África do Sul é a pastagem, onde a cobertura vegetal é dominada por diferentes gramíneas, arbustos baixos e acácias.


Inúmeros mamíferos são encontrados nas terras sul africanas, incluindo: leões, leopardos, rinoceronte, gnu, antilopes, impalas, hienas, hipopótamo e girafas. A África do Sul abriga muitas espécies endêmicas, entre elas muitas estão em perigo crítico de extinção.
A vegetação torna-se mais escassa no sentido noroeste, devido à baixa quantidade de chuva. Existem várias espécies de plantas capazes de armazenar água nessa região. A grama e o cerrado cobre como um manto a região nordeste do país, com um crescimento mais denso. Há um número significativo de baobás nesta área, perto da extremidade norte.


O Bioma Fynbos, que compõe a maior área da Região florística do Cabo, é um dos seis chamados reinos florais do páis, contém mais de 9.000 espécies, estando entre as regiões mais ricas do mundo em termos de biodiversidade floral. Outra planta única doterritório Sul Africano é o protea, gênero de plantas com flor. Há cerca de 130 espécies diferentes de protea na África do Sul.


Apesar da África do Sul ter uma grande riqueza de plantas floridas, apenas 1% do seu território é coberto por florestas, quase exclusivamente na planície costeira de KwaZulu-Natal, onde existem também áreas de manguezais na foz dos rios.


A África do Sul perdeu uma grande área de habitat natural, nas últimas quatro décadas, principalmente devido à superpopulação. É um dos países mais afetados do mundo quando


Leia mais: http://planetadobem.blogspot.com/2010/05/fauna-e-flora-da-africa-do-sul.html#ixzz0t1f6qhCj